top of page
Buscar
vnardini

Você sabe o que são indicadores financeiros?

São métricas para acompanhar o desempenho das finanças no seu negócio.

Precisamos de dados confiáveis para analisar se o negócio tem o desempenho que desejamos.


Alguns exemplos básicos de indicadores são o faturamento, margem de lucro e valor médio de vendas entre outros:


1. Faturamento

O faturamento é um dos principais indicadores financeiros para saber se seu negócio está crescendo ou não.


2. Lucro bruto

O lucro é o que todo empresário busca e pode ser medido na sua forma bruta ou líquida.


3. Ponto de equilíbrio (break even point)

O ponto de equilíbrio indica o momento em que a receita líquida da empresa é exatamente igual à soma dos custos e despesas, ou seja, lucro líquido igual a zero.


4. Margem de lucro

A margem de lucro é a percentual adicionado aos custos totais de um produto ou serviço, definindo o quanto pretende-se lucrar sobre a venda de cada produto.


5. Margem de contribuição

A margem de contribuição é o que sobra para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos sobre os produtos e serviços (as chamadas despesas variáveis).


6. Liquidez corrente

A liquidez corrente é um indicador que revela a capacidade da empresa de arcar com suas obrigações em curto prazo. Basicamente é o contas a receber menos o contas a pagar, incluindo-se aqui os empréstimos, salários, impostos e outras obrigações.


7. EBITDA

A sigla EBITDA significa Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, ou “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” em português. Ele mede o valor em dinheiro que irá entrar na sua empresa, exceto o pagamento de impostos sobre o lucro.


8. Rentabilidade/lucratividade

É comum a confusão entre rentabilidade e lucratividade, pois são indicadores financeiros muito parecidos

A lucratividade representa o que a empresa ganhou em relação a tudo que recebeu. Já a rentabilidade compara seus ganhos aos investimentos realizados no negócio.


9. Giro de estoque

Principal indicador para empresas que atuam com a venda de produtos. A rotatividade ou giro de estoque é um indicador que revela a velocidade em que o inventário foi renovado em um determinado período ou qual é o tempo médio de permanência de um produto antes da venda.


Muitos desses controles dependem de registros com qualidade para todas as operações da empresa. A contabilidade bem feita irá lhe proporcionar esse controle e gerar índices de qualidade para a tomada de decisões.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page