top of page
Buscar
vnardini

Teoria das Restrições: Você sabe o que é e como isso impacta seus negócios?

Há muito anos atrás um livro fez grande sucesso: A META! Ele foi escrito por Eliyahu Moshe Goldratt (*). Nele foram abordados, através de uma história de um gerente de fábrica, temas de restrição/gargalos e que produtividade (produzir mais por menos) não significava lucro! E esse lucro não acontecia porque, como em qualquer processo, existem restrições que impedem ou limitam o lucro/objetivo. O livro conta um pouco dessa história e abaixo listamos alguns pontos importantes:


A Teoria das Restrições é uma metodologia que:

1) Busca identificar o fator limitante mais importante (ou seja, a restrição) que interfere na busca de um objetivo, que normalmente é o lucro!

2) Todo sistema complexo, incluindo os processos de fabricação, consistem em múltiplas atividades vinculadas, em que cada uma atua como uma restrição sobre todo o sistema (ou seja, a atividade de restrição é o “elo mais fraco na cadeia”).

3) Prioriza as atividades de melhoria. A principal prioridade é sempre a restrição atual.


Após a implementação da Teoria das Restrições observa-se os seguintes benefícios:

  • Aumento do lucro

  • Melhoria rápida (resultado de concentrar toda a atenção em uma área crítica – a restrição do sistema)

  • Maior capacidade (otimizar a restrição permite que mais produtos sejam fabricados)

  • Prazos de entrega reduzidos (otimizar a restrição resulta em um fluxo de produto mais suave e mais rápido)

  • Inventário reduzido (eliminando gargalos significa que haverá menos trabalho em processo)

A Teoria das Restrições fornece uma metodologia específica para identificar e eliminar restrições, referidas como as Cinco Etapas de Foco.

  • Identificar: Identifique a restrição atual

  • Explorar: Faça melhorias rápidas no fluxo da restrição usando os recursos existentes (ou seja, aproveite ao máximo o que você tem).

  • Regras de Conexão: Revisar todas as atividades no processo para garantir que estejam alinhados e realmente suportem as necessidades da restrição.

  • Elevar: Se a restrição ainda existe (ou seja, não se moveu), considere quais outras ações podem ser tomadas para eliminar a restrição.

  • Repetir: As cinco etapas do foco são um ciclo de melhoria contínua. Portanto, uma vez que uma restrição é resolvida, a restrição seguinte deve ser imediatamente abordada.

E aí? Gostou do tema? Lembre-se que esse método não se aplica somente a uma fábrica, mas para qualquer processo de trabalho, seja ele fabril, uma prestação de serviço ou de rotinas administrativas/financeiras ou comerciais.


(*) Eliyahu Moshe Goldratt foi um físico israelita que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições. Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page