top of page
Buscar
vnardini

Start-up: como anda o apetite dos investidores?

Com a alta de juros, perto de 14% a.a, os empreendedores das start-ups precisarão demonstrar seus diferenciais e sustentabilidade de suas empresas do que somente o pitch e gráficos para conquistar investidores via VC (Venture capital – capital de risco).

Juros altos deixaram os investidores mais seletivos na hora de apostar. Isso porque o custo de capital está caro!


Empreendedores precisam melhorar o pitch, mostrar uma empresa sólida, números saudáveis e uma estratégia firme de crescimento, difícil para quem está começando.

De uma forma geral, os investidores olham para o lucro, ebitda, receita, dívidas, aspectos operacionais e risco tecnológico. Outro ponto importante são as projeções: quando o break-even será alcançado e a queima de caixa (burn-rate) cessará!


Alguns pontos que podem seguir como guia:

- Contratar funcionários somente quando for necessário;

- Não pagar salários exorbitantes;

- Cuidado com os gastos no marketing;

- Acompanhe de perto seus resultados e compare com as projeções;

- Para cada centavo gasto, quanto está retornando de receita?


Mas não se desespere: Acredita-se que o mercado está passando por um momento de precificação das empresas. Lembre-se: momentos de crise significa que “o dinheiro está represado”, mas ele continua lá!



Estudos de algumas associações indicam que 2022 será o segundo maior ano para investimento em venture capital na região latino-americana, atrás apenas de 2021. E o Brasil é o maior mercado de investimento de VC na região no primeiro semestre de 2022, com US$ 2,2 bilhões investido em 232 transações.


Fique de olho nas oportunidades e não deixe elas escaparem. E não se esqueça: Mantenha sempre seus registros contábeis, financeiros e de governança em dia.

Logo após você assinar o seu termsheet, irá receber uma visita dos auditores para revisar os seus números!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page