top of page
Buscar
vnardini

Não faça isso na declaração do Imposto de Renda!

Neste artigo, fornecemos algumas dicas para evitar problemas no envio da pré-preenchida do Imposto de Renda!


Geralmente, para realizar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes solicitam os serviços de um contador. Isto pois o preenchimento pode ser complicado e gerar alguns transtornos se feito de forma incorreta.

Nesse sentido, para corrigir o problema e facilitar a prestação de contas dos cidadãos, a Receita Federal passou a disponibilizar, esse ano, uma declaração pré-preenchida em seu site. A opção pode ser utilizada por qualquer contribuinte!


No entanto, a pré-preenchida do Imposto de Renda demanda cuidado no momento do preenchimento, uma vez que, existindo informações erradas, você pode não conseguir encaminhar o documento. Assim, separamos dicas do que não deve ser feito para te ajudar a tornar o processo mais tranquilo!


Dicas do que não fazer ao declarar o IR

O problema mais comum na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda são os dados incompletos e/ou equivocados no documento. Logo, a orientação fornecida por especialistas é sempre conferir as informações que o contribuinte disponibiliza antes de realizar o envio.


O que é solicitado na pré-declaração diz respeito aos seguintes documentos do último período de envio do IR:

  • Salários;

  • Pagamentos que o contribuinte realizou;

  • Bens;

  • Imóveis adquiridos;

  • Atualização dos saldos de contas correntes;

  • Atualização dos fundos de investimentos;

  • Informação de saldos criptoativos;

  • Doações feitas pelo contribuinte.

Para não ocorrer transtornos, é necessário reunir toda a documentação e prestar muita atenção ao informar os dados na pré-preenchida. Nunca envie ela sem antes ter revisado cada informação acrescentada!


Quais foram as principais mudanças realizadas na declaração do Imposto de Renda?

Segundo a Receita Federal, além da declaração pré-preenchida, agora pessoas autorizadas pelo contribuinte podem utilizar o recurso e todos os outros serviços disponíveis no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Ademais, será efetuada a atualização dos rendimentos de Pensão Alimentícia no Programa Gerador de Declaração (PGD), visto que estes foram adicionados na Ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.


Onde acessar a pré-preenchida?

Caso você prefira utilizar a declaração pré-preenchida, é possível acessá-la pelo próprio site da Receita Federal (clique aqui). Assim, ao ser direcionado para a plataforma, você pode escolher entre preenchimento online, pelo celular ou tablet, ou seja, por meio do aplicativo, ou pelo programa de computador.

Dessa forma, basta escolher a opção que for mais confortável a você e seguir o passo a passo disponível no site. Por fim, terminado o preenchimento, ressaltamos a importância de conferir todos os seus dados antes de realizar o envio. Isso pois tal ação garante que não irá ocorrer nenhum contratempo com a sua declaração.


Fonte: Seucreditodigital.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page