Existe um velho ditado que diz:
“Antes pecar por excesso do que por falta”
Cuidado: nem sempre isso é verdade, principalmente quando se trata de evitar erros no trabalho.
1- Trabalhar demais:
Trabalhar muito é diferente de ser eficiente no trabalho. Aqui, pecar por excesso é um erro!
Quem fica no escritório até tarde e precisa dos finais de semana para concluir suas tarefas não está fazendo um bom gerenciamento do tempo.
Você pode até ser visto como aquele cara esforçado, mas que, infelizmente, é improdutivo e precisa se dedicar o dobro para ter o mesmo desempenho dos outros.
Além disso, se não reservar um tempo para você e sua família, com mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, vai acabar doente.
2- Não saber dizer não:
Você tem suas próprias tarefas e obrigações em seu dia a dia de trabalho.
Colaborar com os colegas é importante, mas estar disponível a todo tempo para ajudar a todos que pedem, pode ser prejudicial para sua produtividade.
Se realmente ajudar alguém em alguma atividade for atrapalhar o seu trabalho, explique e recuse. Apenas pese quando se tratar de uma “força tarefa”, em que todos se dispuseram a ajudar devido a um caso especial, os famosos “incêndios”.
3- Nunca discordar do chefe:
É claro que criar uma relação conflituosa com seu chefe não vai te levar a lugar algum.
Mas saber quando propor algo diferente, inovador ou um outro caminho, pode ser exatamente o que seu chefe procura.
Tome cuidado! Analise o tipo de liderança de seu chefe e, se notar que ele não é do tipo que acolhe sugestões, refreie esses impulsos.
Uma dica é dar a sugestão em uma reunião 1 a 1, sem expor o chefe.
Mas lembre-se: você não precisa sempre dizer sim para ele!
4- Não se interessar pela vida pessoal dos colegas:
Em outras culturas – principalmente na Europa – querer saber da vida pessoal dos colegas de trabalho pode ser um grande erro.
Mas, no Brasil, um pouco de intimidade é necessário.
É claro que é preciso saber medir a dose e não se tornar abelhudo.
Mas, o que acontece muito, é que os colegas interpretam esse tipo de reserva educada e certo distanciamento como arrogância.
Você pode ser taxado como o cara que “não gosta de se misturar”.
5- Estar 100% do tempo online:
Nada pior para a produtividade no trabalho que parar o que está fazendo para ficar respondendo e-mails ou verificando mensagens no WhatsApp, SMS ou Slack.
Mesmo que se tratem de assuntos de trabalho, desconecte-se quando precisar se concentrar.
Uma dica é estipular horários para verificar notificações, de duas em duas horas, por exemplo.
6- Ser crítico em excesso:
Esse título é um eufemismo para reclamar demais.
Apontar ajustes em projetos, pensar em outras maneiras de realizar certas ações, sugerir melhorias é ótimo.
Mas cuidado quando você, sem perceber, começa a criticar a empresa, seus colegas e mesmo seu chefe ou líderes de outros departamentos.
Isso abala a moral da equipe, diminui a confiança na empresa e, se você não se policiar, pode ser considerado um colaborador “tóxico”. Isto é: aquele que contamina os colegas com pessimismo!
7- Nunca estar disponível para um happy hour ou almoço com os colegas:
Participar dos eventos sociais da empresa é tão importante quanto comparecer a treinamentos ou eventos corporativos.
Além disso, fora do ambiente de trabalho você pode conhecer outras características das pessoas que elas não revelam profissionalmente.
8- Ter medo de errar:
Confira esta frase sobre errar no trabalho, de Bill Gates:
''Toda empresa precisa ter gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro.''
Portanto, ouse, inove, seja criativo!
Mas lembre-se de fazer tudo isso com muito planejamento e análise de dados concretos, para que as possibilidades de sucesso sempre sejam as mais promissoras.
Como lidar com erros no trabalho:
O que fazer se cometeu um erro no trabalho?
Errar é humano, já dizia o ditado, mas perdoar é divino…
E nem sempre contamos com um ser desse tipo como chefe, não é mesmo?
Mas calma!
Se você cometeu um erro no trabalho, siga estes passos:
1. Analise tudo que pode fazer para minimizar o erro, mas faça isso rapidamente.
2. Assuma o erro diante de seu superior imediato, em uma reunião pessoal.
3. Já apresente possíveis correções do erro, um plano de ações e contramedidas.
4. Aprenda com o ocorrido e evite voltar a errar no trabalho
Mais seguro do que fazer se errar no trabalho?
Comentarios